quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Movimento "Nóis é homônimo" invade sítios brasileiros


Vários sítios particulares em diversos estados brasileiros foram invadidos esta semana por um movimento auto-denominado "Nóis é homônimo". Todos os invasores  capturados pela polícia tinham entre 12 e 17 anos. Aparentemente todos se chamavam José da Silva. José da Silva, porta-voz do movimento, declarou em carta aos principais jornais que o objetivo do grupo é destruir os sítios para protestar contra "a estrutura fundiária brasileira",  "a opressão" e "mania dos pais de irem para o sítio no fim de semana" (sic).

O protesto adolescente quase acaba mal quando uma facção mais audaciosa porém menos letrada do grupo se convenceu que granja e sítio eram a mesma coisa. A tentativa de invasão da Granja do Torto foi duramente reprimida pela Guarda Presidencial e teria terminado em tragédia se a Presidenta, acordada pelos primeiros tiros, não tivesse ordenado aos soldados que usassem apenas munição não-letal. Posteriormente a Presidenta se reuniu com os 15 invasores detidos e lhes passou um duro sermão durante mais de uma hora. Fontes do Palácio informam que todos adolescentes saíram da residência de veraneio da Presidência às lágrimas.

O resultado final da operação foi a prisão de cerca de 300 adolescentes da classe média em diversos estados, a internação por crise nervosa de cerca de 50 mães e a destruição de algo entre 30 e 80 sítios da famílias dos invasores. O número exato de sítios afetados não pode ser determinado porque parte das famílias não apresentou queixa à polícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário